quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Peixe Betta: tudo sobre o peixe beta!

Peixe Betta: tudo sobre o peixe beta!


Peixe Betta cuidadospeixe betta splendens (ou Peixe Beta em português) é um dos peixinhos mais populares nos aquários de todo o mundo! A razão é óbvia: sua beleza encanta olhares curiosos e sua cauda colorida desperta interesse neste peixe de água doce. Mas você sabe como cuidar de peixe beta?
Se você está decidido a comprar peixe beta saiba que antes de gastar um valor elevado com aquário e outros acessórios o mais importante é descobrir as informações corretas e cuidados com seu peixinho. Existem alguns erros que todos os criadores novos cometem e que podem inclusive matar o peixe beta, para conferir todas as dicas gratuitamente basta se inscrever seu email na coluna logo ao lado.
Os peixes beta mais comuns são o peixe beta vermelho e o peixe beta azul mas existem diferentes cores e tamanhos deste peixinho que adora uma boa briga! Você precisa ter cuidado ao colocar um peixe beta macho em contato com outro no mesmo aquário, eles irão brigar até que um dos dois morra. Por este motivo o ideal é apenas ter um peixe beta macho por cada aquário, já o número de peixe beta fêmea pode variar e depende de quanto grande é o seu aquário.

Peixe Betta precisa de um aquário adequado

O sue peixe betta precisa de espaço para poder abrir a cauda, caso contrário poderá ficar estressado dentro do aquário se estiver sempre tocando outros peixes ou mesmo o vidro. Coloque o seu peixe beta em um aquário de pelo menos cinco litros ou maior, o peixe vai gostar de ter espaço para se exercitar e você se diverte assistindo ele nadar pelo aquário. Tente manter seu aquário coberto pois o seu peixe Betta pode tentar escapar.
Peixe betta no aquarioAs fêmeas do peixe Betta são menores e não têm a barbatana tão bonita quanto a do macho, por este motivo muitos criadores inexperientes acabam saindo das pet shops somente com peixes beta macho que consideram mais bonitos sem saber do perigo que representa para criar peixe beta de forma adequada.
Ao manusear seu peixe beta evite colocá-lo em uma rede uma vez que isso poderia danificar as suas barbatanas delicadas. Em vez disso use um copo pequeno ao transportá-lo para evitar que se machuque. Apesar de ser um peixe de temperamento agressivo e com fama de “durão”  já que adora uma boa briga o peixe Betta na verdade é um peixe ornamental muito frágil que requer cuidados.
Se você puder oferecer as corretas condições ao seu peixe betta ele não ficará triste e parado sem se mexer em um canto do aquário. O Peixe Betta macho quando feliz faz muitas bolhas e se movimenta com energia e desenvoltura que encanta.
Como dissemos anteriormente evite colocar dois peixes beta macho no mesmo aquário pois isso irá resultar em briga (e morte). Se for colocar fêmeas Betta, coloque ou uma só, ou mais que duas e coloque-as todas de uma vez,  crie espaços no tanque para os peixes se esconderem, como castelo e arcos que além de tudo deixam seu aquário mais bonito.
Se um betta macho gosta de uma fêmea Betta ele vai abrir as suas brânquias, transformar seu corpo e suas barbatanas. Se uma fêmea gosta de um Betta macho, ela vai se contorcer diante dele. Este é um ritual de acasalamento próprio da reprodução do peixe beta.

Peixe Betta: cuidados e dicas

Peixe beta vermelhoA boa saúde do seu peixe beta começa por um aquário em boas condições e neste sentido a água é um dos fatores mais importantes: lembre-se de limpar seu aquário com frequência, é preciso remover as fezes e restos de comida. A água do aquário deve ser trocada parcialmente, metade de água nova (de preferência use água mineral), metade de água antiga do tanque, pelo menos uma vez por semana.
Não utilize água da torneira mas se for inevitável não se esqueça de usar um produto químico para condicionar a água, pois o cloro da água da torneira pode matar o seu peixe Betta. Certifique-se que a temperatura da água é a mesma, mudanças bruscas também pode matar o peixe ou deixar seu peixe betta doente.
As lojas de animais de estimação vendem termômetros próprios para aquários que não servem apenas para fins estéticos, são importantes para controlar a temperatura da água.
Você também precisa se preocupar com a filtragem: um filtro externo ajuda a manter a qualidade da água e o aquário fica mais saudável, proporcionando um ambiente mais agradável ao seus peixes beta.
Para nossos amigos do sul do Brasil muito cuidado: o peixe beta é originário da Tailândia e não gosta nem um pouco de frio! O aquário do peixe Betta irá necessitar de um aquecedor de água se você estiver em um local muito frio ou residência sem aquecimento. Existem aquecedores para aquários de 4 a 12 litros. Recomendamos que você coloque um aquecedor de água em seu aquário durante o inverno.

Peixe Betta é um ótimo companheiro!

Eles são peixes bem espertos, quando você estiver por perto do aquário converse um pouquinho com seu peixe Betta, após um tempo ele reconhecerá a sua voz e o seu rosto e ficará feliz em lhe ver.
Antes de inciar a criar peixe beta ou mesmo se você já possui este peixinho saiba que o mais importante é saber como cuidar dele. Mesmo que seu desejo seja aquele de ter o aquário mais belo saiba que um peixe betta feliz e saudável será mais bonito e embelezará o seu aquário, trazendo movimento e cor. Ninguém gosta de ver um peixe triste, um peixe beta doente esquecido em um canto do aquário.
Se você for uma criança, pode ter dificuldades para cuidar de um peixe. Os “peixes de briga siameses” são bichinhos de estimação populares e reconhecidos por sua agressividade, interatividade e baixo custo para cuidados e manutenção. Eles podem se provar seus melhores amigos por até 4 anos. Siga estas dicas para se certificar de que seu novo amigo terá uma vida ótima, feliz e saudável.

Parte 1 de 8: Aprendendo mais sobre o peixe Betta

  1. Take Care of a Betta Fish Step 1
    1
    Escolha seu peixe betta. Aqui estão algumas coisas a procurar.
    • Veja a cor. A cor dele está brilhante e vívida ou é pálida e desbotada? Os bettas vêm em uma variedade de cores, mas azul e vermelho (cores escuras em geral) são mais comuns, embora às vezes eles possam ser brancos com uma tonalidade rosa ou azul.
    • O betta responde aos seus movimentos? Ele nada rapidamente quando o vê, ou apenas fica quieto e parado no fundo? Não bata no recipiente, pois isso agita o peixe. Em vez disso, tente mover o dedo para frente e para trás na frente do Betta. Não tenha medo de comprar um Betta um pouco dócil, no entanto; eles geralmente têm muitos encontros com outras pessoas durante o dia e podem simplesmente estar descansando. O Betta comum comprado em uma loja foi criado para aguentar várias das chateações do estilo de vida de um animal de estimação.
    • As barbatanas estão em boas condições, ou estão rasgadas ou danificadas? Tenha em mente que algumas raças têm barbatanas intrincadas que podem parecer um pouco rasgadas. Os olhos do peixe estão em boa forma? Você vê alguma protuberância estranha (parasitas) no corpo dele? Se vir alguma coisa muito fora do comum, considere um outro Betta.
    • Às vezes, o peixe vai escolher você, não o contrário. Se você observar um peixe, parar por um tempo, sair de perto dele e se sentir levado até ele novamente, considere comprá-lo. Mesmo se ele não estiver completamente saudável, compre o peixe com o qual se sentiu conectado, em vez do mais saudável disponível. Ele provavelmente vai se curar assim que sair do espaço em que está e puder nadar novamente em água limpa e morna.
  2. Take Care of a Betta Fish Step 2
    2
    Faça alguma pesquisa inicial. Há muito para saber sobre os betta além do básico. Em geral, as lojas de animais não fornecem muita informação detalhada, a menos que você acabe encontrando um vendedor que seja entusiasta dos bettas. Além de ter o entendimento básico delineado acima, você pode considerar pesquisar mais detalhes sobre os betta on-line, em sites como aquabetta.com.br, bettabrasil.com.br etc. Eles continuarão sendo úteis após a compra também, já que você poderá fazer perguntas, verificar notas sobre a nutrição e a saúde dos peixes e encontrar outros fãs de betta para conversar.

Parte 2 de 8: Preparando a casa do betta

  1. Take Care of a Betta Fish Step 3
    1
    Prepare o novo lar do seu peixe. Deixe tudo pronto antes de trazer seu novo pet para casa. Isso evita problemas.
    • Não coloque o betta com outros peixes sem fazer uma pesquisa de compatibilidade primeiro. Em geral, assuma que o betta será agressivo contra os outros peixes e pode tentar matá-los (algumas exceções são fornecidas abaixo, quando se fala de companheiros de aquário adequados).
  2. 2
    Escolha um aquário adequado. Em estado selvagem, Bettas habitam arrozais tailandeses. Portanto, eles são adequados para viver em ambientes relativamente rasos, mas espaçosos. Para atender à necessidade de espaço, considere dar a seu betta um tanque grande para ajudar a prolongar a vida dele. Escolha um de 20 L ou mais para seu betta prosperar. Pode parecer muito, mas é o que ele merece.
  3. Take Care of a Betta Fish Step 5
    3
    Coloque o equipamento necessário. Vários equipamentos são necessários para a manutenção bem-sucedida de um peixe Betta:
    • Compre um aquecedor com um termostato – peixes Betta gostam da temperatura da água entre 24 e 27 ºC. Eles podem precisar de um aquecedor em alguns casos -- por exemplo, se você vive em um país frio ou tem um aquário abaixo da temperatura ambiente, um aquecedor será necessário. Miniaquecedores estão disponíveis para os tanques de Betta entre 4 e 11 litros. Durante o inverno, você pode querer adicionar um miniaquecedor ou colocar seu aquário perto de um radiador (a 1 m de distância) para impedir que seu Betta fique com muito frio.
    • Filtros sempre são necessários, mas certifique-se de que a corrente não é muito forte para seu Betta. Tenha em mente que as variedades de barbatanas longas se dão melhor com o mínimo de corrente possível. Alguns especialistas recomendam o uso de filtros de esponja, para proteger as barbatanas.
    • Evite pedras ou decorações irregulares. Elas podem facilmente rasgar as barbatanas de um betta. É recomendável que você verifique uma vez por dia se há algum rasgo na barbatana do peixe. Se houver algum, verifique primeiro a qualidade da água, pois eles são causados principalmente por uma má manutenção dela.
    • Evite adicionar quaisquer plantas de plástico duro. Novamente, elas podem rasgar as barbatanas. Use o “teste da meia-calça”: Se a planta pegar uma meia-calça quando esfregada contra ela, vai danificar as barbatanas do seu betta. Compre plantas de seda, em vez disso.
    • Plantas vivas são uma ótima ideia. Elas são mais bonitas do que as falsas, e os bettas adoram ficar sobre as folhas e se esconder nelas para dormir. Plantas vivas também ajudam a oxigenar a água e a mantê-la limpa por mais tempo.
  4. Take Care of a Betta Fish Step 6
    4
    Se estiver considerando adicionar companheiros de tanque, faça sua pesquisa. Os bettas geralmente preferem ficar sozinhos e podem matar outros peixes e até caracóis colocados no mesmo tanque. Algumas pessoas pensam que os betta se dão bem com caracóis, alguns camarões ou tetras neon e acham que, se o outro peixe não for maior, mais colorido ou do tipo que pega as barbatanas, está tudo bem. Dito isto, alguns dos peixes Betta mais agressivos simplesmente preferem ficar sozinhos e vão atacar até um caracol. Antes de adicionar qualquer companheiro de aquário, faça uma boa pesquisa perguntando ao vendedor, lendo livros sobre os betta ou entrando em sites dedicados a esses peixes (pergunte a outros donos de betta nos fóruns). Em caso de dúvida, esqueça o companheiro de tanque.
    • Os betta machos não podem conviver com outros machos. Eles são chamados de peixes de briga siameses por algum motivo! Em um cenário de aquário, lutarão até a morte a fim de proteger seu espaço de vida, independentemente do tamanho do tanque. Se seu tanque não tiver uma partição, não se arrisque a perder um ou ambos os seus peixes Betta permitindo a eles viver juntos.
    • Deixe as fêmeas de betta sozinhas ou em grupos de pelo menos cinco para diminuir o risco de agressão. O tanque deverá ter no mínimo 40 L e vários esconderijos, se for manter várias fêmeas. Todas devem ser adicionadas ao aquário ao mesmo tempo. Não coloque apenas duas fêmeas no tanque. Elas estabelecem uma “hierarquia”, e ter somente duas significa que a menos dominante sofrerá sozinha.
    • As bettas fêmeas e os machos brigarão. Não os coloque juntos. Leia sobre o acasalamento deles se quiser tentar, mas lembre-se que cruzar bettas é uma grande responsabilidade, e não algo para subestimar.
    • Colocar um espelho perto do tanque pode deixar seu betta nervoso, pois ele vai pensar que há um rival no território dele. Isso pode estressar o peixe, então evite espelhos.

Parte 3 de 8: Colocando água no tanque

  1. Take Care of a Betta Fish Step 7
    1
    Prepare a água. Use um abrandador antes de colocar água fresca da torneira no tanque. O cloro e as cloraminas na água da torneira padrão podem prejudicar os bettas, bem como matar as bactérias benéficas alojadas no filtro. Fontes mais antigas podem sugerir envelhecer a água (deixá-la parada por um tempo), mas é melhor usar um abrandador, já que o envelhecimento remove o cloro, mas não a cloramina e os metais pesados.
    • Não é uma boa ideia usar água engarrafada, porque isto priva seu Betta de minerais necessários e não é seguro para peixes. Água de torneira tratada é uma alternativa mais barata e melhor.
  2. Take Care of a Betta Fish Step 8
    2
    Encha o tanque do betta. Se o tanque não tiver uma tampa, encha-o até 80% para que o peixe não pule para fora. Bettas são muito ativos e podem saltar até 7,5 cm, quando se sentem motivados! No entanto, eles geralmente não tentarão escapar se estiverem felizes em suas casas.

Parte 4 de 8: Colocando o betta na casa nova

  1. Take Care of a Betta Fish Step 9
    1
    Coloque seu betta. Lentamente e com cuidado, vire o recipiente em que você recebeu seu Betta no novo habitat, permitindo que a água nova e a velha se misturem. Isso fará com que seja mais fácil para o seu peixe se acostumar com a água -- se a do habitat for muito mais fria ou quente do que a anterior, misturá-las vai ajudar a diminuir o choque para o peixe. Seja gentil!
    • Evite pegar um betta com uma rede, se possível, pois ela pode danificar as barbatanas. Se precisar pegar o peixe, tente usar um copo pequeno para colhê-lo com cuidado.

Parte 5 de 8: Alimentando o Betta

  1. Take Care of a Betta Fish Step 10
    1
    Escolha a dieta adequada para seu Betta. Ela deve consistir primariamente de rações feitas especificamente para essa espécie. Em ocasiões especiais, dê a ele artêmias ou microvermes congelados.
    • Verifique os ingredientes das rações. Os três primeiros devem ser à base de proteína. Especialistas dizem que a proteína nesses alimentos não deve ser inferior a 40%.
    • Embora os alimentos vivos possam ser interessantes de assistir, os congelados e secos são geralmente melhores. Eles são mais seguros e livres de parasitas potenciais. Microvermes secos ou congelados são um ótimo lanche.
  2. Take Care of a Betta Fish Step 11
    2
    Alimente seu betta regularmente. Eles podem variar em hábitos de alimentação, então experimente para ver o quanto o seu peixe come. Crie uma rotina de alimentação, por exemplo, uma vez de manhã e outra à noite. Se seguir essa rotina, pode encontrar seu betta esperando por você quando for hora de comer!
    • Não dê comida demais ao peixe. Isso pode ser um problema para alguns peixes betta, pois eles comerão o quanto você os der (o que pode ser fatal). Outros, no entanto, param de comer quando estão cheios. O excesso de alimentação pode causar inchaço, embora isso não seja tão grave quanto uma condição similar chamada de hidropsia. Pode, no entanto, causar problemas de bexiga que também podem ser fatais.
  3. Take Care of a Betta Fish Step 12
    3
    Limpe qualquer comida extra que seu betta não comer. Da mesma forma, observe o peixe para ver se ele cospe alguma comida. Isso pode significar que ele é chato para comer ou que os pedaços estão muito grandes para a boca dele. Ironicamente, a maioria das empresas de comida de peixe não percebe que o Betta tem uma boca menor do que, digamos, um peixe dourado ou outros.
    • Você pode cortar a ração ao meio com uma lâmina ou algo do tipo para que ela caiba na boca do peixe mais facilmente. Se ele ainda se recusar a comer, tente outra marca de ração ou alimentos secos.
  4. Take Care of a Betta Fish Step 13
    4
    Transforme a hora de comer num pequeno exercício. Coloque um canudo no tanque e observe seu Betta para ver se ele se acostuma com isso. Se ele se acostumar e você tiver alguma ração que sobrou, coloque uma no tanque. Ponha o canudo sobre ela para que fique dentro. Segure o canudo sobre o peixe e espere que ele o encontre. Depois que seu betta encontrá-lo, ele vai segui-lo. Você pode então levantar lentamente o canudo até que a ração saia e o betta a coma.

Parte 6 de 8: Mantendo o aquário do betta limpo

O betta só é resistente a um tipo particular de água, com uma certa dureza e pH. Como eles levam um tempo para se adaptarem a um novo ambiente e esse processo é estressante para eles, você não deve trocar a água ou mexer no aquário com muita frequência.
  1. Take Care of a Betta Fish Step 14
    1
    Limpe o tanque do betta. Coloque seu betta em um recipiente cheio da água velha enquanto lava o aquário. Use apenas água quente na lavagem, já que alguns sabões podem causar mal ao peixe. Se o habitat tiver pedras, enxágue-as bem. Encha o tanque até a metade com água fresca da torneira, coloque o peixe betta e parte da água velha de volta, e então encha o resto com água da torneira de novo.
    • Não se esqueça de adicionar um declorador (ou abrandador de água) para remover qualquer cloro/cloramina que esteja na água da torneira e possa matar seu peixe. Isso também filtrará as bactérias.
    • A água que estiver colocando deverá estar na mesma temperatura que a anterior para evitar dar um choque térmico no seu peixe; esse choque poderia ser fatal para o betta. Use um termômetro no tanque para testar a temperatura da água.
  2. Take Care of a Betta Fish Step 15
    2
    Teste a água semanalmente. Para testar parâmetros de água a cada semana, você vai precisar de um kit de teste de água fresca. Isto permitirá que você monitore seu aquário e faça as leituras. Siga as instruções para o teste fornecidas pelo fabricante.
    • Coloque notas no seu calendário ou agenda para se lembrar de que está na hora de testar a água.

Parte 7 de 8: Aproveitando

  1. Take Care of a Betta Fish Step 16
    1
    Divirta-se com seu novo amigo. Os bettas reconhecem seus donos. Eles podem aprender a diferenciar rostos e até pequenos jogos. Faça companhia a seu betta e diga “oi” de vez em quando para que ele aprenda quem você é!
    • Os betta são muito curiosos e às vezes desenvolvem um vínculo forte com seus cuidadores.
  2. Take Care of a Betta Fish Step 17
    2
    Brinque com seu peixe. Eles são divertidos de se observar e de passar tempo. Veja o betta segui-lo. E, acima de tudo, não se esqueça de dar um nome a seu peixe!
    • Nunca bata no vidro do aquário. Isso agita o peixe e pode deixá-lo em choque e até matá-lo. Para interagir com movimento, toque o vidro lentamente com seu dedo e deslize-o para os lados para ver se o betta vai segui-lo. Se ele se afastar e parecer assustado, pare imediatamente. Você pode tentar de novo depois que o peixe estiver mais acostumado e com menos medo de você. Se colocar um espelho na frente do seu peixe, especialmente de um macho, ele pode mudar de cor e se mostrar.

Parte 8 de 8: Curiosidades sobre os betta

Algumas coisas que é bom saber sobre o peixe Betta:
  • São membros da subordem Anabantoidei (assim como o gourami). Eles têm um sistema de respiração de apoio que lhes permite respirar ar da superfície; no entanto, ainda exigem um sistema de filtragem em seus tanques.
  • As fêmeas são geralmente menores do que os machos. Elas não têm as barbatanas bonitas que os machos possuem. Porém, ainda podem ser tão bonitas quanto, de sua própria maneira -- e bem mal-humoradas! Não os deixe juntos, pois a fêmea pode se prender às barbatanas coloridas do macho, rasgando-as.
  • Os bettas machos constroem ninhos de bolhas quando estão felizes!
  • Se um macho gosta de uma fêmea, ele alarga suas guelras, gira seu corpo e abre suas barbatanas. Se uma fêmea gosta de um macho, ela se agita para frente e para trás.
  • Eles são também conhecidos como “peixe-lutador”.

Dicas

  • Saiba que, se seu peixe começar a se mexer menos ou ficar parado de vez e você tiver trocado a água recentemente, ela pode estar muito fria ou muito quente.
  • Lave as decorações antes de colocá-las no aquário!
  • Se seu peixe ficar parado no fundo do tanque parecendo morto, ele provavelmente estará só descansando. Se ele continuar assim, você pode considerar chamar alguém para dar uma olhada.
  • Alguns donos gostam de acariciar seus peixes Betta após algum tempo. No entanto, não faça isso muitas vezes. As escamas têm uma camada fina de muco para proteger o peixe de doenças, e se você não for delicado ou fizer isso muitas vezes, essa camada protetora vai cair, deixando seu peixe vulnerável.
  • Se seu Betta ficar doente, trate-o com a medicação adequada, seja um antibiótico, antifúngico ou um antiparasitas. Você pode comprar esses remédios na loja de aquarismo local, mas a maioria precisará ser encomendada, então esteja sempre preparado!
  • Não deixe múltiplos machos ou fêmeas ficarem juntos, porque eles provavelmente vão lutar uns com os outros.
  • Se estiver começando um aquário novo, aprenda dobre o ciclo de Nitrogênio (também chamado de ciclo biológico) antes de adicionar seu betta. Se o peixe for colocado antes do ciclo ser completado, ele pode morrer de intoxicação por amônia ou nitrito.
  • Não coloque um peixe betta bebê com um adulto, pois o bebê vai brigar com o adulto.
  • Tigelas ou tanques pequenos não são os melhores para os betta. Tais ambientes pequenos exigem mudanças frequentes de 100% de água para evitar acúmulo de amônia mortal (veja acima), então é aconselhável ter um tanque maior e filtrado.
  • Você pode ter dificuldade em cuidar de um peixe Betta se você for jovem demais. Peça ajuda a um adulto.
  • Dê insetinhos ao betta de vez em quando.

Avisos

  • Bettas são sensíveis a mudanças de temperatura. Em geral, uma mudança de 2 a 3 graus pode diminuir seu sistema imunológico. Se possível, invista em um aquecedor de tanque apropriado e use-o.
  • Não use água destilada. Ela na verdade não possui nenhum mineral ou nutriente. Peixes betta não vivem naturalmente em água destilada, e forçá-los a fazê-lo pode ser prejudicial para a saúde deles.
  • Se for adicionar companheiros de tanque, evite a compra de outros peixes coloridos (como barrigudinhos), ou peixes com barbatanas longas e fluidas (peixinhos-dourados ou kinguios). Seu betta pode confundir qualquer peixe chamativo com outro betta. Evite outros peixes agressivos ou que mordam barbatanas. Danios, alguns tetras e a maioria dos rasbora dará certo. Os limpa-fundo ou limpa-vidro também são boas escolhas. Leia fóruns de aquarismo online para obter sugestões.
  • Tanque (de 6 a 40 L)
  • Abrandador de água (declorador para tornar a água de torneira segura para os peixes)
  • Redinha (as de artêmia funcionam melhor); como elas podem machucar as barbatanas, você pode preferir usar um copo.
  • Comida para peixe betta (rica em proteínas)
  • Pedras lisas ou cascalho de filtro de piscina para cobrir o fundo.
  • Alguns ornamentos para decorar seu aquário, servindo como estrutura para seu Betta descansar; arrastar as barbatanas deixa seu betta propenso a bactérias no chão do tanque que podem levar ao apodrecimento das barbatanas.
  • Um aquecedor com um termostato
  • Um filtro de água                                     Boa Sorte!! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário